Pensando no meio ambiente e em sistemas ecologicamente corretos, a TUA - Transportes Urbanos Araçatuba adotou desde julho de 2011 medidas sustentáveis que visam não somente a obter soluções econômicas, mas também ambientais. Trata-se de um sistema de captação, tratamento e reuso de águas pluviais e da reutilização de toda a água antes aproveitada para a lavagem e higienização da frota. O equipamento foi instalado na garagem da empresa, localizada no bairro São José.
Assim, toda a água da chuva é captada por meio de grandes calhas instaladas na cobertura da sede da empresa. Após recolhida, a água segue por tubulações até um reservatório onde passa por um processo de decantação para eliminar as impurezas.
Em seguida, a água previamente tratada passa por um maquinário que contém produtos químicos que servem para complementar a purificação. No maquinário existe um sistema que faz com que a água fique se movimentando para auxiliar ainda mais na decantação, onde é aplicada também a dosagem correta de produtos químicos. Estes produtos fazem com que o PH, ou seja, o grau de acidez da água, fique sempre no ponto neutro, isto é, pronta para reuso. Este equilíbrio para a boa condição da água é garantido automaticamente pelo equipamento.
Após esses processos, a água limpa vai para um terceiro reservatório subterrâneo com capacidade para 40 mil litros, onde permanece disponível somente para a lavagem dos veículos da empresa, que atualmente possui 50 ônibus entre veículos utilizados em linhas e outros disponíveis para transporte escolar e fretamentos.
Toda a água utilizada na limpeza retorna para as cisternas, passando novamente por tratamento para posterior reutilização. Em épocas de seca, a empresa também toma o cuidado de não utilizar água potável para lavar a frota. Assim, somente em caráter de extrema urgência é que a TUA completa os níveis dos reservatórios com água servida pela rede pública, mas sempre na quantidade mais baixa possível.
A empresa resolveu adotar este sistema principalmente devido à preocupação com o meio ambiente e com a futura escassez de recursos naturais. Mas houve também o interesse em relação à baixa de custos na manutenção de nossos serviços internos, já que é utilizado um grande volume de água.
O gasto total dos equipamentos, que incluem máquinas de lavar – semelhante às utilizadas por autopostos nas lavagens de carros - e recicladora, além dos serviços de encanamento, elétrica e alvenaria, mais a mão de obra, foi de R$ 180 mil. Embora não seja uma implantação barata, a direção da TUA acredita que o investimento compensou, já que foi sentida uma economia em torno de 50% na conta de água. Além da economia obtida no longo prazo, a empresa estará colaborando para com a preservação dos recursos hídricos de nosso planeta.
Antes do sistema entrar em operação, um grupo de funcionários envolvidos com este trabalho de lavagem passou por treinamento para compreender o funcionamento do maquinário. As aulas foram ministradas por um técnico da empresa Ceccato Indústria Mecânica Ltda., responsável pela fabricação dos equipamentos.