TUA – Transportes Urbanos Araçatuba Ltda.
Histórico
A TUA – Transportes Urbanos Araçatuba foi fundada oficialmente em 28 de abril de 1970, mas só no dia 24 de outubro daquele ano é que começaria a realizar efetivamente o seu trabalho operacional de transportes coletivos.
O primeiro escritório, instalado em uma casa de pequenas dimensões, localizava-se na Rua Tabajaras, 26. Quando começou a operar em Araçatuba, a TUA contava com 8 ônibus e 6 linhas.
Em 1º de maio de 1989 a TUA foi adquirida pelo grupo Constantino, da cidade de Presidente Prudente, já atuante no ramo de transportes, que mais tarde a transferiu para um segundo grupo, o qual, por sua vez, foi proprietário da empresa até 31 de dezembro de 2006.
Desde 1º de janeiro de 2007 a empresa é administrada por um novo grupo, originário de Itanhaém, SP, que manteve o nome TUA – Transportes Urbanos Araçatuba.
Hoje a TUA conta com 47 carros em sua frota sendo que 36 deles possuem elevadores para pessoas portadoras de necessidades especiais. Atende a 32 linhas e conta com um quadro de funcionários que chega a mais de 100 pessoas.
A empresa, além de realizar o seu trabalho específico, que é o de transportar os usuários cobrindo todos os bairros da cidade, desenvolve uma importante e constante missão social, com ações assistenciais que beneficiam entidades e pessoas de toda a comunidade.
Entre as entidades com as quais teve ou ainda mantém projetos de parceria estão a APAE (doação de um ônibus e transporte de internos), Fundação Mokiti Okada (melhoria na educação de crianças através do projeto “Planeta Azul – Por Um Mundo Melhor”), Senac (Programação de Educação para o Trabalho – atendimento para jovens carentes de baixa renda), Abrinq (atendimento social, apoio institucional e transporte gratuito para crianças), Folha da Região (Projeto de Educação “O Jornal na Sala de Aula”) e Instituto Criança Feliz (reeducação de jovens).
Além disso, atende frequentemente outras entidades como a AVA, Ritinha Prates, Associação Feminina de Combate ao Câncer, Instituto para Cegos Santa Luzia, Sesi, Sest/Senat, Hospital Benedita Fernandes, Associação de Defesa dos Deficientes Físicos de Araçatuba (AADEFA), Secretaria Municipal da Ação Social e ARCA, bem como fretamentos grátis para velórios e cortejos fúnebres de famílias carentes, escolas e demais entidades públicas.