Há 50 anos
Servindo Araçatuba
 
Pesquisar:  
03/04/2013 - Hemocentro e TUA firmam parceria para o transporte gratuito de doadores de sangue

 O Hemocentro de Araçatuba trouxe para a cidade um projeto da Fundação Pró-sangue, desenvolvida apenas na capital paulista, para facilitar a ida dos doadores de sangue até a unidade. O projeto oferece transporte gratuito aos doadores em dias, locais e horários previamente definidos.

 

Para viabilizar a ação, o Hemocentro firmou parceria com a TUA (Transporte Urbano de Araçatuba). A empresa será responsável pelo transporte dos doadores de sangue até o hemonúcleo, que fica na avenida Arthur Ferreira da Costa, 330, no bairro Aviação - ao lado do Hospital Municipal da Mulher (HMM).

 

 
O projeto começa a valer a partir do próximo sábado, 6 de abril. Na data, dois pontos de embarques foram definidos: o primeiro ponto será na praça do bairro Jussara; na sequência, o ônibus da TUA fará outra parada na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Morada dos Nobres.

 

O horário para saída é às 8 horas e retorno imediato aos pontos assim que todos terminarem a doação de sangue. A expectativa é aumentar em cerca de 20% o número de doadores.


 
ESTRUTURA

A iniciativa de trazer para o município o projeto já desenvolvido na capital partiu do Hemocentro, com o objetivo de aumentar o número de doadores da nossa cidade e facilitar o acesso às pessoas que têm dificuldade no deslocamento até a unidade. "Desde 2011 a ideia já estava sendo estudada. Foi iniciado algo semelhante, mas que não deu certo. Agora, temos grandes expectativas neste novo projeto.

 

Esperamos que ele se torne um trabalho permanente e tenha boa aceitação por parte da população araçatubense", informou Simone Oshiro Parruca, agente em captação de doadores de sangue.

 

A TUA deverá arcar com os custos do ônibus que será disponibilizado (manutenção/combustível), bem como a disponibilidade de um motorista, segundo o hemocentro. A unidade conta com a ajuda de patrocínio como confecção de camisetas relacionadas ao projeto, que inicialmente serão usadas apenas pelos motoristas da TUA, envelopamento de um dos ônibus que a TUA já liberou, confecção de pulseiras de identificação do doador, entre outros.

 

O transporte dos doadores de sangue será totalmente gratuito. Após a doação de sangue, as pessoas serão levadas novamente ao ponto de embarque nos bairros mencionados.
 
O transporte gratuito circulará nos sábados do mês de abril conforme já definido pela programação. "Para os próximos meses ainda não foram definidas as datas. Mas, será apenas aos sábados, pois se trata de um dia mais tranquilo para ser disponibilizados ônibus e motorista pela TUA. Acreditamos que o sábado seja o melhor dia para os doadores também, já que a grande maioria trabalha durante a semana".

 

TRANSPORTE

Pelo acordo firmado com o Hemocentro, a TUA disponibilizará um ônibus que fará o transporte das pessoas interessadas em doar sangue para o Hemocentro, retornando depois ao local da partida. Este transporte será totalmente gratuito, de acordo com a assessoria de imprensa da TUA.

 

Tanto os motoristas da empresa quanto as demais pessoas da equipe que atuarão no apoio à campanha utilizarão uma camiseta feita especialmente para o projeto, identificando assim os profissionais da TUA que estiveram na parceria.

 

A assessoria da TUA ressaltou que a ideia deste trabalho em conjunto partiu do Hemocentro, mas por se tratar de uma ação de cunho social, a TUA imediatamente aderiu e decidiu participar. O ônibus disponibilizado terá 44 lugares e passará nos pontos principais de alguns bairros em abril. Haverá um rodízio com todos os bairros em Araçatuba.

Fonte: O Liberal Regional

 


 

AV. Agua Funda,235 Jardim São José Araçatuba - São Paulo, 16070-070 - (18) 3623-4554 - 3621-8943